quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como lidar com queimaduras domésticas

E por falar em ovo, esse aqui é o resultado da Omelete de ontem... queimadura de segundo grau.



O que fazer em caso de queimaduras?

A primeira coisa a fazer em caso de queimaduras de primeiro ou segundo grau é resfriar a queimadura o mais rapidamente possível com água fria a cerca de 15°C por 15 a 20 minutos.

Para queimaduras de primeiro grau, por exemplo, é aconselhável tomar um banho ou uma ducha de água fria e secar a pele com uma toalha, mas seque com cuidado, a fim de evitar o máximo de contato com a pele (geralmente é muito doloroso).

Em caso de queimaduras de segundo grau, sob em nenhuma circunstância rompa as bolhas ou vesículas, pois elas podem se infectar.

- Em seguida, limpe a queimadura com soro fisiológico ou sabonete anti-séptico. 

- Desinfete com, por exemplo, hipoclorito de sódio ou clorexidina diluída, e depois seque a queimadura, tampando bem o ferimento. 

- Por fim, aplique um tópico protetor e cicatrizante, como a sulfadiazina de prata ou o clorocresol e cubra com um curativo que não adere ao ferimento. É aconselhado trocar o curativo a cada 2 dias. 

- Se houver muita dor, pode-se utilizar um antálgico para aliviá-la, assim como um medicamento antálgico à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina®), de paracetamol (por ex. Dafalgan®) ou ainda o ibuprofeno. 

Já sei o que fazer da próxima vez kkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário